7 de julho de 2012

Os Diferentes Tipos de Intercâmbio

0 comentários
 
Não importa a sua idade, nunca é tarde para se pensar num intercâmbio. Atualmente os programas não ficam só no High School. Hoje dá pra trabalhar lá fora, fazer cursos de idiomas e outra infinidade de opções. Pronta pra escolher o seu?
Primeiro você tem que saber o que você quer fazer no exterior, trabalhar, estudar ou só passar as férias? Pra essas três possibilidades existem vários intercâmbios diferentes.


Foto: Capricho



Para quem quer TRABALHAR

Au Pair
Você leva jeito com crianças? Então o Au pair é o programa de trabalho ideal pra você. É remunerado e consiste em morar por um período no exterior cuidando de crianças e estudando um idioma. O custo de investimento não é muito elevado, mas são necessárias algumas condições:


Ter mais de 18 anos, ser mulher e ter pelo menos 200 horas de experiência com crianças. Essa experiência não precisa ser num trabalho formal, mas em alguns países não é aceita com familiares, por exemplo se você cuida dos seus irmãos menores. É como uma referência para trabalhar de babá.
O programa dura 12 meses e pode ser prorrogado. Conheça a Cultural Care Au Pair.


Disney International College Program 
É um programa de trabalho remunerado em que o participante tem a oportunidade de trabalhar durante as férias de verão no Brasil, nos parques e hotéis do complexo Walt Disney World Resorts, em Lake Buena Vista, na Flórida.


Algumas das condições são ser um universitário de no mínimo 18 anos de idade, com inglês fluente e perfil extrovertido. Você pode conferir todas no site da STB Brasil.
É bem interessante porque você ganha noções de hotelaria, gastronomia, relações internacionais e administração de empresas e, de quebra, aprimora ainda mais o seu inglês convivendo com jovens de vários países.
Você passa por uma entrevista de emprego mesmo, e tudo isso vai pro seu currículo. Já pensou que peso pode fazer se você cursa alguma dessas faculdades? E mesmo pra quem não cursa, vale muito a pena.



Trabalho Voluntário



O trabalho voluntário no exterior, é muito mais do que apenas aprender um novo idioma e estar em contato com outras culturas, afinal nele você pode ajudar pessoas carentes e até mesmo o meio ambiente.
Você pode trabalhar cuidando de animais doentes e abandonados, realizando atividades com crianças portadoras de deficiências físicas e mentais, ajudando na conservação de reservas, faunas e floras, promovendo atividades culturais e educacionais com crianças e jovens carentes, e entre outras ações humanitárias.
Os requisitos para esse programa são: ser maior de idade e querer ajudar. Esse tipo de programa é de curta duração, dura no máximo 12 semanas.


Estágio


Fazer um estágio no exterior de acordo com sua faculdade, pode trazer experiência e vivência internacional que são requisitos básicos para disputar muitas das boas posições no mercado de trabalho brasileiro, esse estágio valoriza o currículo e pode durar até 18 meses.


Para quem quer ESTUDAR

High School Program
O programa de High School é o mais popular entre os intercâmbios de estudo. No programa de High School você cursa o ensino médio fora do Brasil, e pode validá-lo aqui sem perder o ano. Esse programa pode durar 6 meses ou um ano, nele você se hospeda na casa de uma família e pode escolher se quer estudar numa escola pública ou particular.



Em alguns meses você pode adquirir fluência em outro idioma, torna-se uma pessoa mais independente, responsável, madura e flexível. Também é possível morar no residencial da escola, quando se tratar de internatos (boarding schools).
• Ter entre 14 e 18 anos de idade;
• Estar cursando o Ensino Médio no Brasil;
• Ter conhecimento intermediário do idioma do país de destino;
• Ter desempenho escolar médio nos últimos 3 anos;
• Ter maturidade e flexibilidade para se adaptar a uma nova vida.

Curso de Idiomas
A duração mínima de duração desse intercâmbio é de 2 semanas, nele você aprende um novo idioma de um jeito diferente. A aprendizagem se torna natural por estar num país em que você vai usar o dia inteiro, dentro e fora de sala! Você estará imerso em uma nova cultura e idioma.
Existem cursos para todas as idades!


Essas são algumas das opções que são oferecidas atualmente, mas como escolher? Aqui vão algumas dicas e perguntas que você deve levar em consideração antes da escolha.

Quanto quero gastar?
Se a resposta for pouco você deve investir nos intercâmbios de trabalho como Au Pair ou nos de curta duração se quiser estudar, como num curso de idiomas, para aperfeiçoar ou iniciar um novo idioma.

Quanto tempo quero ficar fora?
Isso só depende de você, se aguentar um ano invista em um programa de High School, em um curso de profissionalização, mas se quer ficar pouco que tal o intercâmbio de trabalho na Disney que dura 3 meses? Ou um curso de idiomas? Fazer um curso de seu interesse também rola sabia? Quem sabe estudar numa das mais renomadas escolas de culinária na França?

Vale a pena também dar uma olhadinha nesse post da Capricho, que fala sobre o destino certo. Todas essas informações eu peguei no site da CI, da Intercultural e da STB Brasil.



Beijinhos, 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff